Vida boa bonita e barata

Vida 3B: estilo de vida (15) – Poupança e método

Posted on: outubro 23, 2018

Poupança e correntes de internet

Outro dia estava lendo na internet uma fórmula para economizar pequenas quantias de dinheiro progressivamente: colocar num cofrinho R$ 1,00 por dia, e ir aumentando o valor a cada mês.
O ruim dessa fórmula é a falta de motivação que ela contém. Ao final de uma semana normalmente eu páro de poupar por causa da monotonia do método e da falta de motivação.
Prefiro usar esse método ou fórmula de outra maneira:

freepik-snowing-poupanca
Micro poupança e aplicação imediata

Se eu economizo deixando de gastar em algo que não tem urgência eu uso a quantia economizada em outra coisa que seja urgente ou mais importante. A poupança, aplicação e resultados são imediatos.
Micro-poupança a médio prazo
De outra forma, eu tenho como adquirir coisas para meu consumo fazendo pesquisa de preço ou optando pelo menor valor encontrado, numa troca com maior ou menor qualidade de vida.
Se eu consigo o menor valor, comparo com o valor maior que poderia ter gasto e guardo a diferença no famoso cofrinho.

Ao final de um período – um mês por exemplo –  eu aplico a quantia (mesmo que seja na caderneta de poupança, uma das piores rentabilidades do mercado, por inúmeras razões) em um determinado objetivo, que pode ser fazer uma aplicação financeira de médio ou longo prazo uma viagem ou um presente para mim mesmo.

Conclusões

Dessa forma os micro-sacrifícios que faço para poupar se justificam com um objetivo, trazendo motivação para continuar a poupar ou investir da melhor maneira no dia-a-dia.

Deixar dinheiro guardado a longo prazo é mais fácil se a quantia for grande ou o objetivo for grande e difícil de ser alcançado. Mesmo assim há que se ter disciplina para não fazer retiradas mesmo face a dificuldades, uma tentação fácil.

Ter em mente que o dinheiro poupado só deve ser usado em caso de saúde, vida ou morte é um bom limitador para definir o que é ou não urgência ou dificuldade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: