Vida boa bonita e barata

Vida 3b: saúde (8)

Posted on: setembro 24, 2012

Alimentos para combater doenças

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13084-12-alimentos-para-combater-a-depressao/

A base é a produção cerebral da serotonina, mas há necessidade de “matérias primas” (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como:
triptofano (aminoácido),
magnésio,
cálcio (minerais),
vitamina B6,
ácido fólico (vitaminas)

A seguir, conheça alguns alimentos para melhorar o sua saúde:

Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante.
Por dia é indicado 2 a 3 unidades de castanha-do-pará ou 5 unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas.

Leite e iogurte desnatado: ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão.

Mel: estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. 2 colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes.

Ovos: fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B). Recomenda-se é uma unidade por dia, no máximo. Quem tem colesterol alto deve se preocupar com o consumo em excesso, e evitar, principalmente a versão frita

Carnes magras e peixes: O triptofano, presentes nestas fontes de proteína aumenta a produção de serotonina, que é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar sensação de bem-estar e melhorar o sono. Se recomenda entre uma e duas porções por dia, principalmente peixes como atum e salmão.

Carboidratos complexos: ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção de serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão. Alimentos fontes de carboidratos: pães, cereais integrais (trigo, arroz). A recomendação é de 6 a 9 porções diárias.

Aveia e centeio: são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. Melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão. A recomendação é de 3 colheres de sopa cheia por dia.

Folhas verdes: Um dos alimentos ricos em folato (importante vitamina do complexo B) são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolis, alface). O recomendado é a ingestão diária de três a cinco porções por dia.

Soja:  rica em magnésio (o segundo mineral mais abundante no nosso organismo). O magnésio aumenta os níveis de energia, combate o estresse porque tem propriedades tranquilizantes naturais, principalmente quando combinadas com cálcio.

Frutas: Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas diárias.

Laranja e maçã: fornecem ácido fólico. A laranja é rica em vitamina C, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.

Banana e abacate: a banana é rica em carboidrato, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia.

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